quinta-feira, janeiro 04, 2007

Cabanas de Viriato I


Apesar de não se conhecer muito sobre a história antiga de Cabanas de Viriato, há documentos datados de 1289 que fazem referencia a esta povoação.
Percorrendo as suas ruas podemos encontrar um grande número de antigos casarios, muitos brasonados que reforçam a sua importância histórica. De entre os edifícios dignos de visita destaque-se a Casa do Passal, pertencente à família de Aristides de Sousa Mendes (o Cônsul Português que passou centenas de vistos a judeus para atravessarem a fronteira francesa em busca da liberdade e salvação).
Nas proximidades existem também achados que referem uma ocupação e fixação humana desde o período Pré-Histórico, com achados arqueológicos pertencentes aos períodos Neolítico, Calcolítico e Idade do Bronze, passando também pelos vestígios de ocupação romana, até à Idade Média.
Destaca-se ainda Cabanas de Viriato pelo seu animado e concorrido Carnaval de velhas tradições, cartaz genuíno e muito conhecido pela sua «Dança Grande» ou «Dança dos Cus».

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande fim de semana em cabanes!!!olha o defas estava a esconder se atras do viriato!!! quem sabe se no carnaval vamos ver a dança dos cus!!!
hehehehe!!

Anónimo disse...

Mais uma vez foi um final de ano e pera! até tivemos surf!!!
e perdas de máquinas fotograficas!!!