segunda-feira, outubro 10, 2005

"Farol Velho" - Cabo Mondego


Na Serra da Boa Viagem, mesmo à entrada da Figueira da Foz, encontramos ruínas de um antigo edifício.
Tinha duvidas sobre o que teriam sido estas ruínas! E, numa resposta a um e-mail que enviei para a camâra municipal da Figueira da Foz foram desfeitas todas as minhas dúvidas.
Agradeço à Dra. Sónia Pinto e passo a transcrever a informação que me enviou acerca do edifício - "O Farol Velho".
"O "Farol Velho" existente no Cabo Mondego, construído sob a orientação do engenheiro hidrógrafo Francisco Maria Pereira da Silva.
Constam os relatos que o dia 1 de Agosto de 1865 iluminou os mares do Cabo Mondego, e que o Farol do Cabo Mondego só viria a apagar-se em 1922, quando entrou em funcionamento o actual farol.
Como curiosidade passo a transcrever um artigo escrito no "Almanach da Praia da Figueira" em 1878: " O pharol do Cabo Mondego, que está situado na extrmidade SO da Serra de Buarcos, a 3 milhas ao NNO da barra d'esta vila, principiou a funccionar de 2ª ordem, do systema Fresnel, com candieiro de Carcel, de luz fixa e branca. A sua luz alcança a 20 milhas, em boas condições atmosphericas, e tem o foco elevado a 79 metros sobre o nível medio do oceano. A altura do foco luminoso sobre a base do edifício é de 44,55 metros. A lanterna é composta de um corpo de 7,65 metros com 6 faces de 1,98 de largo, tendo no vértice da cupula, que é de metal, uma chaminé resguardada por um capacete espherico, do centro do qual sae a haste do para-raios...."
Este farol funciounou durante 65 anos até ser substituído pelo actual, dotado de modernos aperfeiçoamentos e situado mais a Norte, o qual se acendeu pela primeira vez em 20 de Novembro de 1922."
Amanhã poderão aqui encontrar o actual farol do Cabo Mondego.
Fica o link:
Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

Não estou a ver aonde fica este farol antigo!!!!