segunda-feira, dezembro 26, 2005

Andorra I


Há quase um ano!!!! Ai a neve!!!
"A História credita a independência de Andorra a Carlos Magno, que conquistou a região aos muçulmanos em 803 D.C. O seu filho, Louis Pio, presenteou os habitantes da área com uma carta direitos. O documento mais antigo que diz respeito a Andorra é uma ordem de 843 emitida pelo neto de Carlos Magno, Carlos II, a doar os Valls d’Andorra a Sunifred, Conde de Urgell, residente na cidade espanhola vizinha de La Seu d’Urgell. O Acto de Consagração da catedral de La Seu, que data dos meados de 860, confirma as paróquias de Andorra como sendo parte do território do Conde.

Os primeiros documentos constitucionais do país, os Paretages, foram escritos em 1278 e 1288, para resolver os conflitos senhoriais entre o Bispo Católico, de Urgell e o Conde de Foix, em França. Estes acordos, em que o Bispo e Conde acordaram partilhar a soberania, formaram a base do Governo, dos dias de hoje, e estão entre os mais antigos documentos ainda em vigor.
O peculiar equilíbrio político, criado por este tratado, evitou que Andorra fosse absorvida pelos seus poderoso vizinhos, apesar das tensões entre a monarquia e os poderes que representavam. Após a Revolução Francesa, a França - como herdeira das terras e dos privilégios do Conde de Foix -, aboliu todos os direitos feudais, incluindo o papel de liderança do estado Francês nos assuntos de Andorra. Este foi reinstalado, por Napoleão em 1806, a pedido de Andorra que temia a hegemonia espanhola.

O moderno papel de Andorra, enquanto centro de mercado livre, cresceu a partir do negócio de contrabando de bens franceses, para Espanha, durante a Guerra Civil Espanhola, e vice-versa durante a Segunda Guerra Mundial. Andorra assumiu-se como estado neutro durante ambas as guerras mundiais.

Em Março de 1993, o povo de Andorra, votou a favor do país se tornar independente enquanto principado parlamentar democrático, colocando o poder nas mãos do povo, com os príncipes franceses e espanhóis a manterem as suas funções de liderança, embora com poderes muito reduzidos. Andorra juntou-se ao Concelho Europeu em 1994."

in www.geotur.com