sexta-feira, novembro 18, 2005

Portas de Montemuro - Capela


O local das Portas de Montemuro encontra-se no topo da Serra do Montemuro.

O seu nome terá surgido pela primeira vez no foral da vila de Bustelo (concedido no sec. XIII). Era um dos locais mais assinalados pela passagem de rebanhos transumantes da Serra da Estrela e já os pastores lhe chamavam de Muro das Portas ou simplesmente Muro.

Contudo a sua história remonta a tempos bem anteriores.

Diz-se que as muralhas das Portas de Montemuro são vestígios de um povoado fortificado que da Idade do Ferro, inserido na cultura castreja. Este povoado terá sido posteriormente reutilizado durante o Período Romano, e mais tarde, já em plena Reconquista pelas forças de D. Afonso Henriques.

A construção de uma capela nas proximidades da muralha revela uma apropriação de um lugar anteriormente sacralizado, como se se pretendesse sobrepor a anteriores convicções e rituais pagãos (que priviligeavam lugares isolados e de altura).

baseado em informação do site do IPPAR

Fica o link:

http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=73826

3 comentários:

Anónimo disse...

É um local lindissimo, pena da gasolineira está proxima da Capela, onde alguns camionistas param e vandalizam aquele local com seus dejectos... Não te esqueces de visitar os locais que te dizes outro dia, entre Panchorra e S. Cipriano tem la um mamoa lindissima, aproveita.. Abração BBBBRRRRRUUUUUNNNNOOOOO

Anónimo disse...

Pelos vistos o sitio é bonito mas tem alguns inconvenientes!!

Anónimo disse...

quero ir lá!!!!